• Post category:Blog
  • Reading time:11 minuto(s) de leitura
No momento você está vendo MARIO IZUMI UTINO – DEDICAÇÃO E AMOR AO MEIO AMBIENTE

A história da humanidade é repleta de momentos marcantes e personagens extraordinários que deixaram sua marca no mundo. Desde os primeiros registros históricos, o ser humano tem buscado formas de viver em sociedade, de se organizar e de evoluir. E é nesse contexto que surge a figura de MARIO IZUMI UTINO nosso querido associado.

 Gostaríamos de expressar nossa admiração pela sua fidelidade à ASIVERDE e por todo o trabalho que você tem feito em prol da preservação e conservação do meio ambiente. Sua dedicação e comprometimento com essa causa tão importante têm sido um verdadeiro exemplo para todos nós. O mundo precisa de mais pessoas como você, que se preocupam genuinamente com o futuro do planeta e estão dispostas a fazer a diferença. Em nome de todos os admiradores do seu trabalho, gostaríamos de agradecer MARIO IZUMI, por toda a sua dedicação. Continue sendo essa inspiração para todos nós, e saiba que você é um exemplo de comprometimento e amor pela natureza. É uma grande satisfação saber que podemos contar com um associado como você, que se dedica de forma tão intensa e comprometida à nossa missão. É um privilégio poder divulgar sua história e seu trabalho.

Caixa de texto: Conheça um pouco da  historia do Mario Izumi Utino enviada e contada por ele.
            Mário Izumi Utino, Engenheiro Florestal, formado pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, natural de Guararapes SP, formado em 1.977. Graças aos bons amigos Edson Luiz Montenegro e Rubem Alves veio para o Estado de Minas Gerais.

            Comecei minha carreira em Guanhães, onde tive a satisfação de levar o IEF na região, e junto às prefeituras de Ferros e Peçanha ajudei a criar estes novos Escritórios Florestais, e minha missão foi de colocar ordem na preservação de Maciços Florestais e iniciar projetos de Educação Ambiental nas escolas Urbanas e Rurais.

            Foi realizado um projeto de reflorestamento e produção de mudas nativas e exóticas com aproximadamente 80 jovens, onde consolidou um grande benefício humano formando jovens para o mercado de trabalho.

            Em 1.988 assumi a Direção do Parque Estadual do Rio Doce, onde participei na Administração da construção e reconstrução das obras, sendo no governo do Sr. Hélio Garcia, sendo o Sr. Allyson Paulineli Secretário de Estado da Agricultura e Meio Ambiente, o Sr. José Carlos Carvalho Diretor Geral, Prof. Célio Valle Diretora de Biodiversidade, onde iniciaram as obras de estruturação da área de Camping, construção do Auditório, Centro de Treinamento, reforma dos Alojamentos, reforma do Centro de Pesquisa e Expansão do Viveiro. Instalação de torres e postos de vigilância nas montanhas nos municípios vizinhos a esta Unidade de Conservação. Todas estas obras e infraestruturas foram realizadas no ano de 1.992 a 1.994.

            Atividades desenvolvidas durante a minha função de Supervisor Regional do P.E Rio Doce, única Unidade de Conservação com status de Regional com gerência de: Administração Financeira e Recursos Humanos, Pesquisa, Educação Ambiental, Prevenção e Combate a Incêndios Florestais e duas Sub-gerências Administrativas.

  1. (1992 a 2000) – Construção do aceiro  da divisa do parque com os produtores rurais nos municípios de Marliéria e Timóteo  numa extensão de 44 km para a prevenção a incêndios florestais com equipamentos do DER-Coronel Fabriciano e também as instalações de torres e postos de vigilância nos municípios vizinhos ao Parque Estadual do Rio Doce. Essas atividades foram todas executadas com o apoio incondicional do Engenheiro Nivio Pinto de Lima e Geraldo Pereira de Almeida.
  2.  (1993) – Apoio no curso da AMUC Administração e Manejo de Unidades de Conservação
  3. (1994) – Participação na criação do Regional Parque Estadual do Rio Doce.
  4. (1995) – Participação no Projeto Constelações coordenado e executado pelo engenheiro mecânico Leonardo Maia Xavier, através do telescópio ultra moderno que permitia visualizar as estrelas e toda a linha de constelações do universo, na época era o projeto que mais atraia multidões no mirante do Parque estadual do Rio Doce, um projeto muito importante para nós e que foi realizado de forma totalmente voluntária.
  5. (1996) – Curso de Formação de Educação Indígena, com participação de indígenas das etnias Krenak, Maxacali, Xacriabá e Pataxó, convênio Secretaria de Estado da Agricultura, Secretaria da Educação e FUNAI.
  6. Participação das primeiras atividades referentes ao ICMS Ecológico com a participação da Diretoria do IEF, Secretaria do Meio Ambiente de Marlieria e Assembleia Legislativa (Deputado Estadual Ronaldo Vasconcelos).
  7. Criação da APA de Cachoeira do Jacuba município de Jaguaraçu, onde 50% das águas são direcionadas para o abastecimento da cidade Jaguaraçu.
  8. Iniciativa e transporte de 22 funcionários do IEF/P.E.R.Doce durante um ano para o tratamento do alcoolismo crônico (ingerindo álcool de consumo de veículos).
  9. Criação do memorial do P.E.R.Doce com participação do Bispo D. Lara, Secretário Municipal do Meio Ambiente de Marlieria o Prof. Célio Valle.
  10. Criação do Sistema Integrado de Prevenção Controle e Combate a Incêndios Florestais com a participação efetiva das prefeituras, Cenibra, CAF, Usiminas, Polícia Militar Ambiental, Corpo de Bombeiros e DER.
  11. Convênio IEF/P.E.R.Doce com a Clinica Climage (Clínica de Imagens), Construção de Hangar para garagem de avião monomotor. Parceria firmada para funcionários do IEF e familiares para atendimento na Clinica de Imagens. Contrapartida da Climage: sobrevoar nos finais se semana no perímetro do parque para fiscalizar a incêndios e outras depredações.
  12. Criação de Cavalgada Ecológica e Romaria D. Helvécio no cinquentenário do P.E.R.Doce ano 1.994.
  13. Criação da Associação Amigos do P.E.R.Doce com a participação do Clube dos Cavalos e lideres comunitários .
  14. Apoio na criação dos primeiros Conselhos Municipais de Turismo de Ipatinga, Coronel Fabriciano e Timóteo.
  15. Apoio na criação da 1ª Escola Técnica Ambiental do Vale do Aço, participação da Faculdade de Caratinga Dr. Cláudio Leitão, Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Marlieria, P.E.R.Doce e Diretoria de Biodiversidade do I.EF.
  16. Visita técnica a Unidades de Conservação do Chile, convênio GTZ/BRASIL/ALEMANHA.
  17. Criação da sede própria do I.E.F em João Monlevade através do Termo de Ajustamento de Conduta via Ministério Público na aquisição de lote e quitação do passivo ambiental para a construção da obra, com a participação especial do Engenheiro Florestal do I.E.F Osman Gomes de Araújo. Núcleo Operacional do I.E.F. Hugo Werneck.
  18. Apoio  no licenciamento ambiental e logístico junto à prefeitura para iniciar as obras de infraestrutura  interna – estradas internas e externas da Fundação VHiver com parceria da UNICEF, PETROBRAS e MINISTÉRIO PUBLICO em Barão de Cocais/MG.
  19. Concorrer ao Projeto de Gestão Ambiental para Áreas Indígenas pelo Ministério do Meio Ambiente – Brasília DF. O projeto foi aprovado em 1ª fase e 2ª fase onde a Aldeia Indígena Crena – Resplendor MG recebeu recursos financeiros para compra de trator agrícola com todos os equipamentos para atividades agrícolas e reflorestamentos e veículo com carroceria para transporte de pessoas para apoio familiar.
  20. Obs.: Primeiro projeto a nível nacional para assuntos indígenas a ser aprovado pelo Ministério do Meio Ambiente.

Agraciação Comunitária

  • – 1.994 – Título de Cidadão Honorário de Marlieria MG.
  • – 1.995 – Colaborador Emérito da Polícia Militar, título concedido pela Polícia Militar do Estado de Minas Gerais.
  • – 2.000 – Destaque “Meio Ambiente”, concedido pela empresa Usiminas.
  • – 2.001 – Cidadão Honorário de Timóteo MG.
  • – 2.015 – Certificado de “Parceiro Emérito” concedido pela 8ª Região da Polícia Militar 43º Batalhão da Polícia Militar de Governador Valadares MG.

Ocupação Funcional

  • – 1.978ª 1.988 – Chefe do Escritório Florestal de Guanhães e Supervisor do Escritório Florestal de Conceição do Mato Dentro MG.
  • – 1.988 a 2.000 – Supervisor Regional do Parque Estadual do Rio Doce.
  • – 2.001 a 2.010 – Gerente do Núcleo Operacional do I.E.F em João Monlevade MG.
  • – 2.010 a 2.012 – Analista Ambiental do Núcleo Operacional do I.E.F em Timóteo MG.
  • – 2.013 a 2.015 – Diretor do Parque Natural Municipal de Governador Valadares MG.